quarta-feira, 10 de abril de 2019

Bonde de SantaTeresa/ Rio de Janeiro

Oi gente, no último sábado dia 06 de abril, fui com meu namorado conhecer os bondinhos de Santa Teresa, o passeio durou em torno de 30 minutos,  a vista é incrível, o bonde tem uma pista só para ele, isso evita trânsitos, com o caminho ida e volta, mais o espaço para carros e ônibus, o trajeto é muito bem sinalizado.
E uma novidade, os moradores do bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro têm direito a gratuidade, independente de idade, para fazer esse cartão que dá direito a gratuidade,  a pessoa deverá se encaminhar até o centro do Rio de janeiro no local de embarque na Rua Lélio Gama , número 2, próximo a Petrobrás e o largo da Carioca. R. Lélio Gama, 2 - Centro,  R. Lélio Gama, 2 - Centro, R. Lélio Gama, 2 - 


Eu pensei que os bondes não estavam em funcionamento, porque alguns estavam muito velhos, eu vi uma reportagem uma vez na televisão, que a empresa que comandava os bondinhos estava falindo e não tinha como fazer uma manutenção descente, tanto que ao longo desse tempo de funcionamento ocorreram vários acidentes. 
Esse passeio foi uma surpresa que meu namorado fez para mim, eu nunca imaginei que ele iria me levar a esse lugar, tão bonito. 



Os bondinhos tem capacidade ara 32 passageiros e cada cadeira comporta quatro passageiros, nas laterais possuem uma barreira de segurança, e até a cordinha para dar sinal, que no Rio de janeiro chamamos de Cigarra.
Antigamente quando os bancos dos bondes estavam ocupados, as pessoas viajavam nas laterais em pé, segurando na barra de proteção, hoje em dia é proibido.
Os bondes de Santa Teresa possui 123 anos, os vagões carregam muita história do Rio de Janeiro, ao longo desses anos, os bondinhos foram reformados, repaginados, seus trilhos e trajetos também, e foram substituídos por novos, houve também troca de empresa várias vezes que fazia as manutenções. Agora essa última empresa parece que está cuidando bem dos bondes e de seus trajetos.
No local de embarque na estação da Carioca, possui banheiros masculinos e femininos e bebedouro.


O caminho que o bondinho percorre tem extensão superior à 10 km de linhas ativas e a primeira parte do percurso é feita sobre os Arcos da Lapa, fato que atrai um grande número pessoas, do Rio ou de fora da cidade.
O bonde de Santa Teresa mantém o mesmo padrão desde a sua fundação e suas características externas foram tombadas pelo governo estadual em 1983. A estrutura é toda confeccionada em madeira, mantendo essa característica desde que entrou em operação.

O trajeto é feito da estação Carioca até a estação dois irmãos.
Quem comprar os ingressos no dia e tem direito a fazer mais de uma viagem ou o passeio completo de novo, você pode descer em qualquer estação e depois voltar com o mesmo bilhete sem precisar comprar outro. 
No meu caso, eu queria ir a Rua do Lavradio, onde tem uma feira artística que acontece todo primeiro sábado do mês, fica próximo a primeira estação de embarque, mas era o penúltimo passeio do bonde, não ia dar tempo de eu ir a feira e depois fazer o passeio novamente, então fui á feira logo depois do passeio. 
No dia estava acontecendo uma apresentação de maracatu muito bonita do grupo chamado Baque Mulher,  na Rua do Lavradio, tirei algumas fotos e filmei. 






Endereço do Bondinho:
Rua Lélio Gama, número 2, próximo a Petrobrás, Largo da Carioca e a estação de metrô Largo da Carioca.  
Telefone de contato: (21)2332-6615

Ingressos: 20,00 reais, não possui meia para estudantes universitários e professores da rede pública, somente gratuidade para maiores de 65 anos com identidade e CPF, e estudantes da rede pública até o ensino médio uniformizados e com identificação escolar.  

Espero que tenham gostado da matéria, em breve mais novidades :)

2 comentários: