quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Vista Chinesa / Rio de Janeiro

Oi gente, no mesmo dia que eu fui á Cachoeira do  Horto no Rio de Janeiro , fui á Vista Chinesa no dia 28 de julho de 2018.
A Vista Chinesa fica na mesma rua que a Cachoeira do Horto, dentro do Parque Nacional da Tijuca, após a Cachoeira é mais meia hora andando, de carro é bem rápido, demora mais á pé porque é uma subida em sigue - zague, ou seja em curvas, de uma rua asfaltada, com área para pedestres e ciclistas com placas sinalizadas.
A Vista Chinesa também eu nunca tinha ido na vida, só vi em fotos, quando se chega lá a vista é espetacular.
O lugar é um ponto turístico bem famoso, então se puder ir cedo para não pegar o lugar cheio é bom, no final de tarde para ver o pôr do sol também  é válido, quando eu cheguei lá era por volta de 13:00 da tarde, não estava muito cheio, deu para tirar fotos, e as pessoas estavam bastante educadas, te dando espaço para você tirar fotos nos ângulos com luz, tinha muito turista.
Hoje em dia é um ponto turístico que não pode deixar de ir quando se vem ao Rio de Janeiro como o Cristo Redentor. 


O pavilhão em estilo oriental foi construído entre 1902 e 1906 como forma de homenagear os chineses, que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil no início do século XIX. 
O nome vista Chinesa, segundo dizem, vem do fato local ter sido habitado durante algum tempo por chineses, trazidos para o Brasil no tempo de D. João VI para cultivar chá no Jardim Botânico.
O pagode (isso mesmo, não tem relação com o ritmo musical) feito de bambu e cimento onde são vistos os amplos beirais que são arrematados por cabeças de dragões em cada extremidade, os olhos e a boca aparecem em vermelho,  foi projetado por Luís Rey e fica estrategicamente numa clareira na mata, a 380 metros acima do nível do mar.



Lá do alto, você tem uma visão privilegiada do Cristo RedentorBaía de GuanabaraPão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas, praias de Ipanema e Leblon, além do Morro Dois Irmãos. Vale cada passo de quem chegou caminhando ou os centavos de quem está com o táxi com o taxímetro  ligado esperando o retorno.


COMO CHEGAR À VISTA CHINESA
Na entrada do Parque Nacional da Tijuca tem uma guarita, com banheiro.  Portanto, também existe um horário de entrada, que é às 8 horas, e de saída, que é 17 horas no horário normal e 18 horas no horário de verão. 
Não existem linhas de ônibus que vão até lá em cima, o ônibus 409, que vocês podem pegar na Tijuca faz ponto final, na entrada do Parque. 
Para chegar lá em cima na Vista deve-se ir de carro particular, táxi ou à pé, dá até para ir de bicicleta, mas com bastante esforço e treinamento, porque a rua é bastante ingrime como eu tinha dito antes, mas é limpa, asfaltada e bastante sinalizada. 
O caminho mais rápido para quem está na Zona Sul é pelo bairro do Jardim Botânico pela Rua Pacheco Leão e estradas da Castorina e da Vista Chinesa. A partir da lagoa a corrida de ida e volta de táxi fica em torno de R$40 a R$50, dependendo do tempo de espera no mirante.
Quem vem da região da Tijuca ou Barra, pode-se pegar a Rua da da Boa Vista ou Estada das Furnas e chegar à Vista Chinesa por outro lado.

Endereço: 
Estrada da Vista Chinesa, 789 – Alto da Boa Vista – Rio de Janeiro/RJ
Até o próximo post gente, um abraço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário