quinta-feira, 28 de julho de 2016

UFRJ: Letras - Pontos positivos / negativos e Biblioteca José De Alencar

Oi gente boa noite,
mês passado fiz um trabalho de psicologia da educação na UFRJ - Letras (universidade Federal do Rio De Janeiro) em que eu tinha que mostrar em fotos os pontos positivos e negativos da faculdade.
Os pontos negativos foram: falta de torneiras e vasos sanitários no bloco H, muitos mosquitos no bloco H, falta de papel higiênico, muitas das vezes os alunos tem que levar, vazamento de água nos banheiros do bloco D, acumulo de cadeiras enferrujadas e velhas, resultando no acumulo de água e proliferação de lixo no final do bloco F.
O suco ruim do bandejão, a xerox é a mais cara de todo o campos, temos que ir no CT (centro de tecnologia) numa gráfica para imprimir e tirar xerox, a água dos filtros tem um gosto ruim, e há anos não passa por uma inspeção, muitas salas não tem ventilador e nem ar condicionado.
Dentre essas coisas e outras que a UFRJ precisa melhorar.
Enfim disse também os pontos positivos que foram: a maioria das salas do bloco F tem ar condicionado e retroprojetores. No segundo andar do bloco F, grande parte das salas tem computadores para cada aluno com internet,  uma dessas salas se chama"a sala do futuro" como mostra a foto abaixo, foi inaugurada esse ano e tive o privilégio de estar lá no dia na aula de Teoria literária 3 com a professora Martha Alkimim.


Eu adoro estudar na biblioteca para mim é um dos poucos lugares que tem aquele silêncio absoluto para o estudo, o ruim é que sempre que vou no dia seguinte já estou com sinusite, rinite, tudo com ite atacada, o bom que as notas aumentam, o rendimento também. 
Depois de dois anos na faculdade que fui descobrir que a biblioteca da faculdade de Letras UFRJ possui livros raros, em que ficam em uma parte da biblioteca bem escondida nos armários em uma espécie de cofre em que a moça da biblioteca quase não conseguiu abrir, a pessoa para ir lá tem que pedir autorização, marcar um horário com a diretora da biblioteca, então consegui essa autorização e tirei algumas fotos e fiz minha pesquisa. 



Na foto acima um livro raro do autor Julio Ribeiro publicado em 1883, foi o primeiro gramático segundo Leite (2005) a escrever sobre marcas da vasta língua brasileira o livro foi doado para a UFRJ por Augusto N. Gonzaga, possui carimbo e assinatura, não consegui maiores informações sobre o doador.

Gente olha que interessante essa sala reservada da biblioteca tem um termometro que mede a temperatura do ar, a bibliotecaria estava me explicando que esses livros precisam de uma certa temperatura mais amena para não danificar os livros raros, que chic! 


Assim que eu e meu amigo Sergio entramos nessa sala restrita, assinamos um livro de presença, a bibliotecaria nos encheu de perguntas e tenho quase certeza que ela iria nos pedir nossas carteiras de estudante, só acho que na entrada devia de ter algum segurança, para a moçinha não ter esse trabalho, na verdade eu penso que agiu certo, alguém poderia ir lá para roubar, bom é  que o lugar cheio de câmeras. 


Esses livros raros não estão autorizados para impréstimos, somente para uma visita bem rápida. Para consultas dos livros devem ser devolvidos no mesmo dia, para isso o usuário deverá deixar seu documento de identidade original e com foto


Agora para os livros "normais", que não são raros,  a biblioteca José de Alencar informa que a partir do dia 25/07/2016 até o dia 08/09/2016 os livros poderão sair para impréstimo, ou seja , todo o período de férias, estará funcionando normalmente. 

Inscrição na biblioteca
Podem se inscrever na biblioteca alunos da UFRJ (graduação e pós-graduação), servidores técnicos-administrativos e professores.
Documento necessário para inscrição:
* CPF
Os alunos deverão renovar a inscrição a cada semestre.
Maiores informações sobre a Biblioteca e sua história consultem no site oficial: http://letras.biblioteca.ufrj.br/
Telefone: (55 21) 3938 9789 
e-mail: biblioteca@letras.ufrj.br 
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira 
Período letivo: das 8:00h às 20h 
Período de férias: Horário diferenciado 
E aí gente o que acharam da matéria? essa semana sai outra matéria fresquinha.
Beijos da Monica Rosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário