quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Fazenda Colubandê - São Gonçalo

 Oi gente boa noite,  hoje eu vou falar um pouco de um patrimônio histórico, a Fazenda Colubandê, localizada  no bairro do Colubandê  na cidade onde eu moro São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. 

Eu já fui nessa fazenda a muitos anos atrás em uma exposição de carros antigos junto com meus pais e meu irmão Caio, e também fui ver os jogos de futebol que eram feitos pequenos campeonatos lá. 

A fazenda possui quadra esportiva, um campo de futebol, uma mini pista de corrida e uma área grande externa que hoje muitas pessoas vão para lá para caminhar e fazer atividades físicas. 



Considerada como patrimônio histórico cultural da cidade de São Gonçalo desde 1940, mas a sua revitalização foi  feita a pouco tempo, atualmente ele é vigiada pela guarda florestal da cidade. 



foto: http://saogoncaloturismo.com.br/project/fazenda-colubande/ 

A área interna da fazenda Colubandê não é aberta ao público hoje, mas já foi aberta a visitação, ela possui 38 cômodos, a casa grande do século XVIII, a capela de Sant'Ana de 1618, galpões, sótão, senzalas gigantes, onde se abrigavam os negros escravizados. A fazenda Colubandê infelizmente faz parte desse passado terrível que meus antepassados tiveram. 

A fachada da fazenda foi reformada e pintada toda de branco, dizem que essa cor é a cor original da sua época, no estilo barroco.

Infelizmente, os móveis e objetos de decoração da época do Império foram roubados e não é possível hoje ver com clareza como eram as decorações da fazenda, se faz suposições e ainda é objeto de estudo para historiadores. 

No dia 05 de dezembro, dia que eu fui em um evento na fazenda, e pude conversar com um dos historiadores da região de São Gonçalo, que escreveu um livro sobre a fazenda Colubandê, e que parte do que ele disse no livro, caiu nos concursos público de São Gonçalo da área da educação para inspetor de escola, merendeira, auxiliar de creche e para diversos cargos de professor. 

A questão das provas foi a seguinte: " Se, por um lado, a produção e o comércio coloniais interessavam à metrópole portuguesa, no sentido que viabilizavam o povoamento e o desenvolvimento da colônia, por outro lado, à medida que se interiorizava , enriquecia um seguimento da sociedade que criava seus próprios elos  e hierarquias, confiando com o poder metropolitano, esse seguimento era representado, em sua grande maioria, por cristãos novos, o que permitiu  a metrópole apelar para inquisição."

" Muitos desses cristãos novos ao chegarem à América portuguesa, tornaram-se prósperos fazendeiros e comerciantes, como os proprietários da fazenda Colubandê, que foram presos e levados ao Tribunal da Inquisição em Portugal em 1708 e 1725."

Espero que tenham gostado de saber um pouco da história de São Gonçalo, e que a próxima matéria será  sobre o evento que teve nessa fazenda, um abraço a todos e até. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário