sábado, 3 de maio de 2014

Fonte de Saint Michel e Pantheon - Paris

Oi gente semana passada indo para o Pantheon passei pela fonte de São Michel muito bonita e tinha muito turista tirando foto, então resolvi pesquisar sobre esse monumento e tirar  fotos.

Fonte de Saint Michel :


Fonte localizada em Saint Germain , também é ponto turístico , se encontra entre a Avenida Boulevard Saint Michel e esquina com a rua Danton.
Em português é chamado de Fonte de São Miguel , dizem que essa estátua era para representar Napoleão Bonapart mas sofreu diversas criticas dos adversários de Napoleão e então finalmente decidiram que a imagem seria em homenagem a Miguel Arcanjo com dois dragões que vomitam agua.
Na escultura retrata anjo Miguel lutando contra o mau.
Na França esse anjo é protetor dos soldados , dos policiais e radiologistas. 


Pantheon : 

O Panthéon foi construído para ser uma igreja em homenagem à padroeira da cidade, a Sainte-Geneviève (Santa Genoveva). O rei Luís XV adoeceu gravemente em 1744 e em gratidão por sua recuperação ordenou a construção de um templo em homenagem à santa.
Desde o século V já havia neste lugar uma pequena igreja dedicada a Santa Genoveva, e que estava em ruínas. Então este foi o lugar escolhido. E o arquiteto Jacques-Germain Soufflot liderou a construção, que teve seu início adiado por várias razões até 1764. Soufflot morreu em 1780, mas a construção da nova igreja já estava bem avançado. Como Jacques Germain Soufflot que projetou o Pantheon,  faleceu antes de sua obra ficar pronta  e por isso não ficou do jeito que ele desejava, a transparência perfeita para sua obra-prima nunca foi atingida. 
Mesmo assim é uma das realizações arquitetônicas mais importantes da sua época e é o primeiro grande monumento neoclássico, e Jean Baptiste Rondelet completou o trabalho em 1790  construída com pedra e mármore, durante a Revolução Francesa.




Atualmente em Paris é um museu do patrimônio nacional, no qual estão os túmulos  de pessoas de grandes nomes das ciências, artes, política, militares. Andando pelas suas galerias reconhece-se túmulos como de Louis Braille (criador do sistema de leitura para cegos), Jean-Jacques Rousseau (filósofo), , Voltaire (escritor), Vitor Hugo ( grande poeta romancista), entre outros. 

Endereço: Place du Panthéon, 5e 
Telefone: 33 01-44-32-18-00 
Metro: Cardinal Lemoine 
RER: Luxemburgo (trem)
Horas: Diariamente dez horas - seis horas (Ultima entrada 45 min antes de fechar) 
Custo: 7 euros para adultos, 4,50 euros  idades 18-25  estudantes e moradores  da união europeia , grátis para crianças até 17 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário