domingo, 14 de janeiro de 2018

Fortaleza Santa Cruz da Barra - Niterói/ Rio de Janeiro

Oi gente, como eu disse no post anterior sou fluminense nasci em Niterói , e mesmo nascendo em um lugar bonito, não conhecia todas as  maravilhas do lugar onde eu nasci, a Fortaleza de Santa Cruz da Barra é um desses lugares que eu gostaria muito de ir, e fui dia 15 de novembro de tarde. 
Pesquisei na internet como chegava lá direitinho, e fui com meu namorado, fomos a pé do ponto final do ônibus até o forte, no caminho vimos três praias, a primeira que fica no ponto final do ônibus Jurujuba 33, não é própria para o banho, somente para a pesca, o visual do lugar é muito bonito, vale á pena ir á pé e acompanhar a vista. 
As outras duas praias estão em área militar, são próprias para o banho, porém não é permitido fazer churrasco no local. A foto abaixo é da segunda praia , muito bonita e limpa, porém se forem têm ir cedo, para pegar lugar em baixo das árvores ou levar guarda-sol, no local não tem lugar que venda bebida, comida e lanches e etc, vocês devem levar tudo de casa ou comprar na primeira praia. Nessas praias não possuem lixeiras, por favor levem o lixo de vocês. 


Depois de passar pelas três praias , há uma rua muito bem sinalizada, que vai para a fortaleza, a caminhada é de 15 minutos, até chegar ao forte. 
Quando chegamos lá a vista é incrível, e possui um restaurante muito bonito porém estava fechado porque era feriado de 15 de novembro, dia da  proclamação da república, chegamos com muita cede, então vai uma dica se forem á pé como nós fomos levar garrafa de água gelada, no local possui bebedouros, mas quando eu bebi a água tinha um gosto horrível, não aconselho beber. 


Logo na estrada há uma estátua de um soldado, com a roupa da época da colonização portuguesa no Brasil, semana passada eu fui na fortaleza de Copacabana e tinha um soldado de verdade vestido com essas mesmas roupas e chapéu, confesso que me deu uma pena dele, e o Rio de Janeiro estava com um calor  de mais de 40 graus, Niterói preferiu colocar uma estátua do que colocar uma pessoa mesmo.  
O local têm estacionamentos gratuitos e sempre quando um carro ou uma moto entra na portaria do local, as pessoas tem que se identificar. 
 Guarnecida até os dias de hoje, e é o segundo ponto turístico de Niterói mais visitado, a Fortaleza atrai uma média de dois mil visitantes por mês, em visitas guiadas, de hora em hora, com a duração de cerca de 45 minutos. Atualmente, é a sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército. 


Em 1555, Villegaignon improvisou uma fortificação para a defesa da entrada da Baía de Guanabara. Tomada por Mem de Sá dois anos mais tarde, foi ampliada, recebendo o nome de N. Sra. Da Guia, origem da fortaleza de Santa Cruz da Barra. Com uma área construída de 7.153 m2 , passou por reformas e teve seu poder de fogo ampliado por ordem do Vice-Rei Conde de Cunha, visando a proteger o embarque de ouro de Minas Gerais, feito no Porto do Rio de Janeiro. 


A Fortaleza de Santa Cruz da Barra participou de momentos importantes da nossa história, impedindo invasões francesas e holandesas. Enquanto o presídio recebeu figuras ilustres como José Bonifácio, Bento Gonçalves e Euclides da Cunha. O soldado que guia o passeio contou parte dessa história, dos presídios e de como viviam os detentos, tinha locais que eles não davam para eles ficarem em pé, somente sentados de tão pequeno o espaço. 
Durante a revolta armada, a Fortaleza lutou contra o Forte Villegaignon. Em 1922, na Revolta Tenentista, disparou contra o Forte de Copacabana. Seu ultimo disparo, foi contra o cruzador Tamandará, que foi dado em 1955. 


A Fortaleza de Santa Cruz da Barra é um sítio histórico único no Brasil, com pedra fundamental no ano de 1555. Suas muralhas foram construídas com pedras cortadas e assentadas à mão, com uma área de mais de 7 mil metros quadrados.

                                                      

Possui um acervo composto de 45 canhões dos séculos XVIII e XIX, além de uma capela pequena datada de 1612, com uma imagem de Santa Bárbara do século XVIII. A Fortaleza de Santa Cruz da Barra está localizada ao lado do canal de entrada da Baía de Guanabara, por onde passam todas as embarcações que chegam no porto do Rio de Janeiro. Com uma visão privilegiada das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, é um local para se admirar as belezas naturais de nossa região. 


Preço:
R$ 6,00 - Inteira (entre 22 e 59 anos de idade);
R$ 3,00 - Meia entrada (pessoas até 21 anos de idade, estudantes com carteirinha estudantil, militares - e familiares diretos - da Marinha, da Aeronáutica, da Polícia Militar e dos Bombeiros);
Isentos - Crianças até 12 anos, Idosos a partir de 60 anos, Militares do Exército e seus familiares diretos; Pessoas com necessidades especiais; Estudantes e Professores da Rede Pública de Ensino (mediante Ofício da Diretora para a FSCB) e Antigos Combatentes da 2ª Guerra Mundial (Veteranos da FEB e do Batalhão de Paz).
 Horários de ônibus até a FSCB
Linha 33 - Viação Miramar

Saindo do Terminal Rodoviário de Niterói:

SEG à SEX: 05h30, 05h50, 06h10, 06h20, 11h00, 12h00, 12h30, 16h30, 17h00, 17h30, 20h00.

SÁB, DOM e FER: 05h30, 07h00, 08h30, 10h00, 11h30, 13h00, 14h30, 16h00, 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário