Oie gente dia 14 de julho foi pela primeira vez ao teatro municipal com meu namorado e minha amiga Larissa, em que o teatro estava comemorando 108 anos de idade, e teve várias apresentações gratuitas em comemoração a seu aniversário.
Eu vi uma apresentação linda do coral das crianças, do balé, a ópera e a orquestra tudo em perfeita sintonia, chegamos para assistir o ultimo horário que começou as 20:00, ficamos preocupados de dar lotação e não conseguimos entrar, a fila estava indo até depois da Caixa Cultural, a classificação era livre.
Fiquei encantada de como o lugar é muito bem reservado, e foi muito bem adaptado aos dias de hoje em questão de iluminação, sons, as instalações dos banheiros, o lugar parra ficar os fotógrafos, durante as apresentações não são permitidas as filmagens com flashs e nem fotos com flashs.
A apresentação contou com cantores de ópera italianos e brasileiros que fez plateia ir aos delírios com muitas palmas e gritos, as apresentações foram extremamente lindas, a história que era contada no palco falava das estações do ano, em que em cada estação tinha um humor diferente das pessoas, contava a história de nobres e escravos com muita leveza. Algumas palavras que eram faladas em italiano que não era possível entender era traduzido no telão acima do palco, o canto e os atos também eram passados no telão.
A ideia de um teatro nacional com uma companhia artística estatal já existia desde meados do século XIX e teve em João Caetano (1808-1863), entusiasta do teatro brasileiro, além empresário e ator de grande mérito, um de seus mais contundentes apoiadores.
O projeto, no entanto, só começou a ganhar consistência no final daquele século, com o empenho do nosso ilustre dramaturgo Arthur Azevedo (1855-1908).
A luta incansável de Azevedo foi travada nas páginas dos jornais e acabou por trazer resultados. Lamentavelmente, ele não viveu o suficiente para ver seu sonho concretizado, morrendo nove meses antes da data da inauguração.
O Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com capacidade para 1.739 espectadores, foi inaugurado pelo Presidente Nilo Peçanha e pelo Prefeito Sousa Aguiar no dia 14 de julho de 1909, quatro anos e meio após o início das obras.
Desde sua inauguração, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro teve quatro grandes reformas: 1934, 1975, 1996 e 2008.
A primeira delas aumentou a capacidade da sala para 2.205 lugares e, apesar da complexidade da obra, foi realizada em três meses, atualmente o Teatro conta com 2.252 lugares.
Em 1975, foram realizadas obras de restauração e modernização e, no mesmo ano, foi criada a Central Técnica de Produção.
Em 1996, iniciou-se a construção do edifício Anexo com salas de ensaios para o Coro, Orquestra Sinfônica e Ballet.
A reforma iniciada em 2008 e concluída em 2010 concentrou-se na restauração e modernização das instalações.
Fiquei muito emocionada com apresentação e no final teve um bolo gigante, que emocionou muitos que trabalhavam naquele dia, pretendo ir de novo ao teatro para reviver a emoção, foi realmente tudo lindo.
O lugar para sentarmos nós não escolhemos, fomos sentando conforme ia aparecendo os lugares, sentamos em um camarote bem perto do palco, deu para ver e ouvir muito bem.
Entre no site oficial do Teatro para saber a programação e valores da entrada: http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/programacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário