quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Instituto Moreira Salles - Rio de Janeiro

Oi gente boa tarde, dia 22 de agosto fui pela primeira vez no instituto Moreira Salles,  que fica no bairro da Gávea no estado do Rio de Janeiro, vocês devem estranhar as minhas fotos com casaco, tênis e cachecol, no dia estava fazendo muito frio, de quase 15 graus.
O Instituto Moreira Salles  foi Residência de Walther Moreira Salles e sua família na década de 50, projeto de Olavo Redig de Campos, é cercada por lindo jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx no terreno de 11 mil metros quadrados, mas somente em 1999 foi inaugurado a instituição para exposições e eventos sem fins lucrativos, somente a única sala de cinema que fica no subsolo é cobrado valores de ingressos, dei uma olhadinha ela é linda e bem aconchegante, um dia vou lá assistir um filme.  


 Fomos ao Instituto sem saber quais exposições estavam rolando no momento, quando cheguei lá fiquei muito empolgada com uma das exposições que  eram de charges, caricaturas, ilustrações,  desenhos, e designes gráficos de um famoso brasileiro o  J.Carlos, um famoso ilustrador em que fiz um trabalho na faculdade da matéria que se chamava Fundamentos da Cultura Brasileira com minha saudosíssima professora Luciana Nascimento,  em que tirei umas das notas máximas da turma junto com minha amiga Camila.  


Na foto acima de um desenho de  J. Carlos cronista da vida domestica, da vida urbana, da vida nacional.  É retratado o comportamento no cemitério e na praia, o espanto dos cachorros. A manina de fila, o amor á fila, confusão, barulho, gente em pé, na condução, e o caos a selvageria automobilística. Na rua uma jovem Deusa e a ruína. 
O acervo de j. Carlos que estava em exposição era grande e foi preciso uma sala ampla para essa exposição que começou dia  26 de março  e foi até 19 de novembro de 2017, outra exposição grande que vi também lá foi de fotografia, desde sua criação até os dias de hoje. 

Foto de uma das primeiras câmeras fotográficas. 

A exposição de fotografia contou com fotografias antigas, de pessoas normais da área rural de Minas Gerais, e também foi passado vídeos e pequenos documentários de professores e pesquisadores, em que contavam como eram as vidas rurais daquela época. 



O Instituto possui um lugar chamado Caixinha de Música, onde lá eram tocados discos de vinis, que tocavam um estilo musical de Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro chamado Chorinho, me emocionei bastante, porque muitas daquelas músicas que eu ouvi, meu avó tocava no bandolim antigo dele, me fez lembrar da minha infância.  



O instituto possui uma pequena loja com livros sobre fotografias, o J. Carlos entre outros, artigos de decoração diversos, camisas e etc, possui também um café bastante conhecido na região e considerado por muitos cariocas o melhor café da cidade, e eu para contrariar no dia não queria tomar um café, preferi tomar chá de hortelã, porque eu estava com muitas dores de garganta e no dia ventava muito. 

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040 - Próximo á 
PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Visitação

Entrada gratuita para o centro cultural e exposições. Verifiquem o  preço de outras atividades e seções de cinema no site oficial: https://ims.com.br/cinema/

Horário

De terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 11h às 20h

Contato

(21) 3284-7400
imsrj@ims.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário