Oi gente boa tarde no dia 22 de março fui passear com meu namorado para comemorar mais um mês de namoro, e nós fomos conhecer esse lugar lindo, eu adorei o passeio.
O museu da republica também conhecido como palácio do Catete e palácio das Águias, é um lugar onde morou presidentes do Brasil e seus familiares por quase 64 anos, 18 presidentes usaram das suas instalações.
No dia do nosso passeio nos só passeamos no Jardim, porque tínhamos compromisso depois e eu pesquisei na internet que para visitar as instalações do palácio tem que ser com muita calma porque cada parte do palácio tem uma história e o tempo médio de visitação é de 1 hora.
O jardim possui um pequeno riacho que percorre quase ele todo, e uma pequena caverna no qual eu estou sentada na foto abaixo, uma pena que a caverna estava fechada para visitação, mas podia dar uma olhada por fora.
Dentro dela tinha um ninho de passarinho e uma luminária em cima, vai ver que foi por isso colocaram um cone e um aviso para ninguém entrar, mas vocês podem subir as escadas e tirar foto de lá de cima da caverna.
Os banheiros do jardim estão em obra, mas o museu possui um banheiro bem limpo, uma pequena lanchonete e ainda uma sala de cinema, muito fofo o lugar, adorei.
O museu possui três andares e um acervo gigante da história do Brasil com exposições permanentes e temporárias, foi construído entre 1858 e 1867 pelo comerciante e fazendeiro de café Antônio Clemente Pinto, Barão de Nova Friburgo, o palácio do Catete se consagrou como um monumento de grande importância histórica, arquitetônica e artística.
Acontecimentos importantes que ocorreram na época que o museu era um local político: as declarações de guerra à Alemanha em 1917, e ao Eixo em 1942 e nesse mesmo ano da implantação do Cruzeiro como sistema monetário nacional.
Entre os grandes acontecimentos sociais, se destacam a recepção aos Reis da Bélgica, em 1920 e a hospedagem do Cardeal Pacelli, posteriormente Papa Pio XII em 1934.
Grande repercussão gerou o polêmico sarau organizado em 1914, pela caricaturista Nair de Teffé, esposa do presidente Hermes da Fonseca, durante o qual foi executado o famoso “Corta- Jaca” de Chiquinha Gonzaga compositora e maestrina carioca.
Pela primeira vez a música popular era interpretada nos salões de um Solar aristocrático.
No dia que nós fomos ao Museu estava acontecendo uma feira de Orquídeas, uma Orquídea mais linda que a outra, e ia começar uma feira de cafés artesanais.
O museu possui vários projetos, sendo um deles a visita guiada para os estudantes, jogos pedagógicos entre outros.
Gostei muito do passeio, o lugar é ótimo para fazer pique-niques, pegar um pouco de ar puro.
Endereço:
Museu da República
Rio de Janeiro - RJ, 22220-000
(21) 2127-0324
Nenhum comentário:
Postar um comentário