sexta-feira, 25 de maio de 2018

Exposição Ex África no CCBB Rio de Janeiro

Oi gente no dia 24 de fevereiro fui a exposição chamada Ex África no CCBB RJ ( Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro),  ao percorrer a exposição dura em  média 90 minutos, com várias salas, gostei muito da exposição apesar de eu  estar com uma expectativa diferente, não foi realmente o que eu esperava, eu achava que ia falar um pouco do Brasil, que ia ter exposições de artistas brasileiros e africanos, as exposições foram de  18 jovens artistas africanos, vindos de 8 países africanos, eles se juntaram com dois artistas afro-brasileiros, Arjan Martins e Dalton Paula, em que as obras eram muito diferentes umas das outras. 
Logo no início da exposição tinham fotografias grandes de pessoas que pareciam ser militantes, guerreiros, reis e rainhas, depois eu observei bem mas na realidade se tratou de modelos, atores e atrizes que estavam naquele meio para fazer um papel , retratando os nobres negros da antiguidade, eu gostaria que a exposição mostrasse mais os nobres negros de hoje, reis e rainhas negros desse século,  e não que seja retratado uma coisa que já sabemos, bem muitas pessoas não conheciam os trajes e costumes dos povos africanos da época antes da escravidão, foi muito bom para essas pessoas e  relembrar também , para mim que já conhecia um pouco da cultura africana, não por ser ensinada na escola e na faculdade onde estudo e sim por curiosidade mesmo, leio bastante sobre o assunto.
Na escola nunca tive um ensino que falava sobre a cultura africana, agora que está sendo obrigatório, mas ainda não está sendo muito comentado, muitas escolas não entraram no assunto, porque muitos pais e alunos acham que o ensino é de cunho religioso, mas não é isso, a matéria é sobre a cultura, a história, de como o povo africano vivia na época antes da escravização, da gastronomia, dos costumes, e etc. 
Após a exposição das fotografias veio a exposição de objetos de tortura da época da escravidão, na minha visão essa parte da exposição não tinha que estar ali, já que é uma exposição de arte contemporânea, e os objetos eram reais vindo da África. Fiquei muito assustada nessa parte, ainda bem que foram poucos objetos. 
A foto que foi tirada minha está com resolução baixa, mas mesmo assim não deixei de postar para não deixar de registrar esse momento. 


A exposição foi gratuita, e logo que eu cheguei a fila estava grande para entrar na exposição, muitas pessoas de outros países também foram prestigiar e ver a exposição, nela eu pude conhecer um pouco da música africana de hoje, que eu adorei, foram disponibilizados fones de ouvido e grandes televisores em que eram transmitidos os clipes das músicas dos artistas famosos de lá, deu vontade de dançar e as músicas ficaram na minha cabeça. 


A exposição já terminou começou dia 20 de janeiro e foi até o dia 26 de março, o horário de funcionamento era de 09h da manhã as 21h da noite, eu peço desculpas a vocês por demorar muito a publicar essa matéria. 
No dia 03/03/2018 ás 16h aconteceu uma performance africana que infelizmente eu não pude ir ver nesse dia, a performance somente aconteceu nesse dia e horário. 



Na foto acima é  uma instalação com 6 metros de altura com 14 metros de comprimento,  que estava bem na entrada principal do Centro Cultural que nos fez refletir muito sobre o mundo, o título da performance e instalação é do artista de Gana,  Ibrahim Mahama, que trabalhou com objetos e materiais brasileiros, com duas mil caixas, ele trabalha com o cotidiano, a materialidade e esquecimento, que a  integra a exposição Ex África. 
Assim que cheguei nesse espaço na entrada eu fui surpreendida pelo repórter da globo chamado Fábio Júdice da Rede Globo de televisão do jornal RJTV que passa de segunda a sábado a partir do 12:00 dia, em que me perguntou "- O que é a África para você?" , e eu rapidamente respondi, "- É uma mistura de cores e sabores, uma cultura que é vasta e apesar de muitos não saberem dela é milenar, porque na escola só estudamos a história dos africanos e da África somente ápos a escravidão no Brasil, o que devemos ter estudado a história dos africanos também antes da vinda deles ao Brasil." Eu fiz uma propaganda com meus familiares e amigos que eu apareceria até sábado daquela semana na televisão, mas não foi isso que aconteceu, não sei por qual circunstância ou razão que eu não apareci no telejornal, depois eu me desculpei a todos, porque eu fiz todos verem o jornal nesses dias, para não ficar com uma fama de mentirosa. 
"Ex África" é a maior e mais importante exposição de arte africana contemporânea realizada no Brasil

Centro  Cultural  Banco  do  Brasil  Rio de Janeiro

Endereço: 
Rua Primeiro de Março, 66 - CentroCEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)Tel: (21) 3808-2020
ccbbrio@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário