Oi gente dia 07 de junho de 2015 eu fui ao parque Laje com minhas primas e amigas, foi engraçado o dia porque na verdade combinamos de ir ao Jardim Botânico, nós fomos no Jardim só que ficamos lá até umas 16:30 da tarde, um pouco antes do parque Laje fechar nós decidimos ir, ele fecha ás 17:00, fiz uma matéria em que sobre o Jardim Botânico em que vocês encontram nesse link http://blogdamonicarosa.blogspot.com.br/2015/06/jardim-botanico-rio-de-janeiro.html
Me bateu uma vontade enorme de ir ao Parque Laje um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro muito famoso onde eu nunca tinha ido, só que eu não sabia o horário de fechamento, fomos sem saber se estava fechado ou aberto, fica na mesma rua do Jardim Botânico, chegando lá o guarda disse: - vocês só tem dez minutos para o passeio porque o parque já vai fechar.
Gente entramos correndo e fomos direto para um lugar em que eu tinha visto em clipes, novelas, filmes... que tem piscina e um bistrô, e também uma parte há exposições, essa parte das exposições estava fechado para obras.
Fomos e eu tirei somente essa foto abaixo:
Por fim fomos praticamente expulsas do lugar, porque estava fechando, então decidi por mim mesma que eu iria mesmo se fosse sozinha, só que acabou que eu só fui esse ano com meu namorado e deu para tiramos várias fotos, curtir o lugar e saber da história e enfim saiu essa matéria.
Fui ao Parque Laje no dia 18 de janeiro e estava muito calor, fui com uma saia esvoaçante, uma regata e uma rasteirinha.
No dia que eu fui muitas pessoas estavam fazendo pequi-nique, tinha aniversário infantil, e eu descobri que uma parte dá na trilha do Cristo Redentor, tinham muitas pessoas fazendo trilha lá, só fui até a entrada da trilha para conhecer e tem duas cachoeiras, uma cheia de peixes enormes que se chama "lago dos patos", em que tem até uma placa indicando para chegar lá, mas chegando lá não tem patos, isso foi há muitos anos atrás e a outra com pequenos peixes e girinos muito bonito lá.
O Parque Laje no século XVI era engenho de cana de açucar o Del Rey, pertencente a Antônio Salema o então governador do Rio de Janeiro.
Após o ano de 1660, na segunda metade do século XVII, o engenho foi comprado pela família Rodrigo de Freitas e Mello, vindo daí o nome atual da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Na primeira metade do século XIX, um nobre inglês comprou parte das terras e contratou um paisagista inglês, John Tyndale, para conceber e projetar um jardim em estilo romântico da época, como eram usados nos jardins de propriedades europeias. O jardim foi projetado em 1840.
Decorridos alguns anos, em 1859 o Sr. Antonio Martins Lage compra as terras do nobre inglês. Em 1900 seus herdeiros passam a ser proprietários das terras.
No ano de 1913, os herdeiros de Antônio Martins Lage vendem chácara foi vendida ao Dr. César de Sá Rabello, mantendo a mesma como sua propriedade até 1920.
Em 1920, o rico empresário Henrique Lage, neto de Antonio Martins Lage, consegue comprar novamente a antiga propriedade de sua família. No século 19 foi chácara de um nobre inglês e no início do século 20 residência de um milionário casado com uma cantora lírica italiana, onde ele mesmo erguei um palacete e contratou um paisagista inglês, John Tyndale, para conceber e projetar um jardim em estilo romântico, muito em voga à época, como eram usados nos jardins de propriedades europeias. O jardim foi projetado em 1940.
Existem divergência entre as datas de início da construção. Enquanto uma fonte consultada afirma ser o projeto de 1920, outra afirma que o projeto é de 1927.
Em 1960 quase virou um condomínio e em 1980 foi sediado shows de Rock no parque central do palacete.
No local vem funcionando já à alguns anos a EAV, Escola de Artes Visuais, mantida pela prefeitura do Rio de Janeiro, que lá oferece cursos livres. O funcionamento da escola no local, é compartilhado com os visitantes do parque, nada impedindo sua circulação ou visitação.
Em 2010 foi implantado no pátio interno um serviço de bar e restaurante ao vistantes.
O Parque laje possui também diversas atrações nos finais de semana, e o palacete, jardins, floresta, um aquário muito legal é parecido com uma caverna em que você entra e vê os aquários bem divididos e especificados por qual tipo de peixe está lá e tem um guia lá dentro que explica sobre os animais sendo que lá é bem escuro as fotos não ficam boas e o flash não é permitido, o parque também possui uma cavalariça ( casa dos cavalos).
Como chegar lá e horário de funcionamento
Ir ou chegar ao Parque Lage não é uma tarefa difícil. O parque situa-se à Rua Jardim Botânico, nº 414, bairro do Jardim Botânico. Caso vá de ônibus, pegue algum que passe pela Rua Jardim Botânico. Pelo metrô também é possível, e neste caso verifique em qual estação é melhor descer para pegar um ônibus de integração.
Ou seja, pode-se comprar um bilhete de metrô que de direito à pegar um ônibus que passe pelo local.
Ou seja, pode-se comprar um bilhete de metrô que de direito à pegar um ônibus que passe pelo local.
Endereço: Rua Jardim Botânico, nº 414, bairro do Jardim Botânico - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22.461-000
Preço: Entrada Gratuita.
Gente obrigada por terem dado uma passadinha aqui no blog e até a próxima publicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário