quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Museu do Amanhã - Exposição Santos Dumont

Oi gente, eu fui no dia 02 de agosto no Museu do amanhã, foi a última terça-feira em que foi de graça a entrada, passaram a cobrar as terças feiras por causa das olimpíadas e das paraolimpíadas, como os dois eventos já se encerraram as terças já voltaram a serem gratuitas. 
Eu cheguei no museu por volta das 10h horas logo após um casting em que participei ali mesmo na Praça Mauá, aproveitei a folga e fui lá no Museu conhecer. 
Está em exposição Santos Dumont, um pouco de sua vida e obra.
A exposição Santos Dumont era a exposição principal (atualmente tem outra exposição principal) e está cinco ambientes,  e logo na entrada do museu tinha uma réplica do 14 bis: 




Um pouco sobre a vida de Santos Dumont: 

Na Fazenda Cabangu, Minas Gerais, a 20 de julho de 1873, nasceu Alberto Santos Dumont. 
Durante mais de 20 anos frequentou os salões mais importantes da Europa, era conhecido internacionalmente. Executou o primeiro vôo homologado, da história da aviação mundial. É o Pai da Aviação, reconhecido em alguns países, é também lembrado como um dos pioneiros do balonismo. Morreu a 23 de julho de 1932, aos 59 anos.
Santos Dumont que desde menino se interessava por máquinas, aventuras e criaturas aladas, havia iniciado estudos na Escola de Ouro Preto. Abandonou os estudos para acompanhar a família. Apaixonou-se por Paris e pelo que viu de desenvolvimento tecnológico. Henrique Dumont seu pai veio a falecer no Brasil, em 30 de agosto de 1892, mas antes deixou o jovem Alberto emancipado e, com recursos para continuar os estudos, não necessitando trabalhar para o seu sustento.
No final do século XIX, Santos Dumont foi morar definitivamente em Paris. Era um dos homens mais ricos do mundo e, podia dar continuidade a um sonho já antigo, o de voar. Sempre atento à questões de mecânica marcou presença e desenvolveu muitos relacionamentos nos meios balonísticos franceses. Realizou várias experiências com balões. Projetou o Brasil e o América. Para os outros não deu nomes, passou a numerá-los. Mudou-lhes o formato e baseado em experimentos já realizados, deu-lhes dirigibilidade. Executou vários projetos de dirigíveis. Tornou-se um perito nas questões dos aeróstatos. Ganhou prêmios...
Somente a 23 de setembro de 1906 é que Santos Dumont, sob a assistência do Aeroclube de Paris, fez sua experiência com o 14 Bis. Foi o primeiro avião a voar no mundo. Um vôo com auto-propulsão, ou seja, não catapultado. Foi a primeira exibição pública de uma máquina mais pesada que o ar. Fez vários ensaios. Em 23 de outubro, voou 60 metros, entre 2 e 3 metros de altura, com duração de 7 a 8 segundos. Ganhou a Taça Archadeacon, em Bagatelle. Executou o primeiro vôo homologado da história da aviação, em 12 de novembro de 1906. Voou 220 metros, a seis metros de altura, em 21 minutos e dois segundos, ganhando o Prêmio do Aeroclube da França, também em Bagatelle. Caiu com o 14 Bis em Saint Cyr, em 04 de abril de1907. Do avião restou a cesta (nacele) original, que faz parte do acervo da Fundação Santos Dumont - São Paulo/Brasil... 
Mais sobre a vida de Santos Dumont você confere aqui no site da Fundação Santos Dumont:  http://www.santosdumont.org.br/internas.php?menu=8832&interna=75769 

Na foto abaixo, as pessoas podem interagir na exposição, avião que subia e descia: 


Estava tendo uma oficina, para crianças fazerem aviões de papel, vocês podem subir as escadinhas e vê de cima:


Ficha técnica da exposição de Santos Dumont
  • Concepção e realização:
    Fundação Roberto Marinho
  • Curadoria: Gringo Cardia
  • Consultoria científica: Henrique Lins de Barros.

Sinceramente sobre a exposição do Santos Dumont eu esperava mais, não foi como uma exposição que vi na França, foi bonita mas não me encheu tanto os olhos.
Gente, olhem  fila que eu enfrentei, mas valeu a pena:


O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, tendo o Banco Santander como Patrocinador Master. Conta ainda com a Shell como mantenedora e o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Em 2016, o Museu fechou mais uma importante parceria com a Cisco, denominada Parceria Tecnológica.
A instituição faz parte da rede de museus da Secretaria Municipal de Cultura. O Instituto de Desenvolvimento de Gestão (IDG), organização social de cultura sem fins lucrativos vencedora da licitação promovida pela Prefeitura do Rio, é responsável pela gestão do Museu.
Mais sobre o Museu do amanhã acesse: http://museudoamanha.org.br/


Loja do Museu:


Logo quando eu subi as escadas me deparo com um tipo de tablet enorme em que você pode tocar e conhecer o percurso com apenas um toque



A exposição de Santos Dumont é temporária e começou terça-feira, 26 de abril de 2016 e termina domingo, 30 de outubro de 2016.


Apesar das filas enormes eu curti o museu e eu vou voltar lá para ver outras exposições, e postarei um pouco aqui, espero que tenham gostado não coloquei todas as fotos aqui porque ia perder a graça, mas é sempre bom ver as coisas de perto, eu por exemplo vi algumas postagens de uma blogueira e me interessei mas ainda de ir ao museu do amanhã, tem gente que vê fotos e já se sente satisfeito, nada melhor do que você vivenciar aquilo, poder tocar e sentir. Então fica a minha dica aqui para o próximo passeio de vocês Museu do Amanhã. 

Consulte no site outras exposições que estão rolando agora também :  :https://www.museudoamanha.org.br/pt-br/exposicoes

Como chegar ao Museu: 

Endereço
Praça Mauá, 1 - Centro. Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20081-262

Barcas
O visitante de Niterói, Ilha do Governador e Paquetá pode usar a barca, que para na Praça XV. De lá até o Museu do Amanhã há a opção de caminhada (cerca de 20 minutos) ou ônibus (cerca de 20 linhas ligam a Praça XV à Praça Mauá).

Bicicletas
Existem bicicletários na Praça Mauá que somam 120 vagas para ciclistas. 

Ônibus
Consulte o site Vá de Ônibus para saber qual a melhor opção de linha para visitar o Museu.
Metrô
A partir da Estação Uruguaiana, há duas opções de caminho a pé:
  • Atravesse a Avenida Presidente Vargas, siga pela Rua Acre até chegar à Praça Mauá / Museu do Amanhã; ou
  • Siga pela Avenida Presidente Vargas no sentido Igreja da Candelária, dobre à esquerda na Av. Rio Branco e siga em frente até chegar à Praça Mauá / Museu do Amanhã.
 

Horários de funcionamento

Museu está aberto de terça a domingo, de 10h às 18h. Bilheteria aberta até as 17h.

Ingressos: 

Preço dos bilhetes
  • Inteira: R$ 10,00;
  • ​Meia-entrada: R$ 5,00;
 Obscervação consulte no site quem tem direito a meia entrada: https://www.museudoamanha.org.br/pt-br/ingressos-e-gratuidades

2 comentários: