Gente, no dia do meu aniversário dia 14 de março na segunda-feira fui com minha amiga da Faculdade conhecer a tão famosa Pedra Do Sal que fica em baixo do morro da Conceição, que têm baile black, funk, pagode...
Fui de tarde logo após as aulas, quando cheguei não estava tendo nenhum som alto, apenas um som de fundo de um barzinho próximo. Muitas bebidas já estavam lá para o pagode que aconteceu á noite, chamado de "Segunda sem lei" achei o nome engraçado.
Lugar muito conhecido do lado da Praça Mauá e Museu de Arte Moderna, berço do samba carioca e históricamente conhecida por "Pequena África" no fim da rua Argemiro Bulcão ainda é ponto de encontro dos sambistas da cidade.
Fatos históricos: Na pedra, o sal era descarregado por africanos carregadores escravizados nos cais de atração e trapiches. Os degraus foram esculpidos para facilitar o trabalho de subir na terra lisa.
Após o expediente os sambistas se reuniam para as rodas de samba nas casas das tias baianas. A Pedra do Sal deu origem aos primeiros ranchos carnavalescos afoxés e pontos ritualísticos na segunda metade do século XIX. Por ali passaram grandes nomes do samba como João da Baiana, Pixinguinha e Donga.
No dia 20 de novembro de 1984, dia da Coenciência Negra, foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).
A Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Porto Maravilha Cultural, criou o circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da herança Africana para valorizar lugares marcantes da memória Afro-Brasileira. O Circuito inclui o Cais do Valongo, Cais da Imperatriz, Jardim Suspenso do Valongo. a Pedra do Sal, o Largo do Depósito, o Cemitério dos Pretos Novos e Centro Cultural José Bonifásio.
Endereço: Endereço: 87 - R. Argemiro Bulcão, 1 - Saúde, Rio de Janeiro - RJ, 20081-040, Telefone: / 97381-6490 (produção)
Site: http://rodadesambadapedradosal.blogspot.com/
Horário de Funcionamento:
Seg e sex, a partir das 20h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário