Oi gente, na sexta passada dia 14 de dezembro conheci o Parque do Penhasco, eu fui pela indicação no Instagram do @riopasseios, a publicação deles foi em janeiro desse ano, e eu tirei print e guardei e só sexta passada eu me programei para fazer esse passeio, eu sempre acompanho eles, não sei porque eles tiraram a publicação que falava sobre o lugar, então eu resolvi fazer uma matéria sobre esse lugar lindo no Rio de Janeiro e pouco conhecido, eu mesma nunca tinha ouvido falar, antes da matéria do @riopasseios.
Após a publicação deles eu pesquisei sobre o lugar para saber mais, é próximo ao mirante da praia do Leblon, onde eu já fiz uma matéria aqui, quem não viu, pode acessar o link para ver: http://blogdamonicarosa.blogspot.com/2017/07/mirante-do-leblon-rj.html
Como eu tinha um belo desconto na Uber eu resolvi ir da Praça Antero de Quental, onde fica o metro, da estação do mesmo nome da linha 4, até o Parque do Penhasco de Uber, que deu o valor mínimo, a viagem não durou 15 minutos, indo à pé da cerca de meia hora ou 40 minutos por conta da ladeira de dificuldade considerada média, anda muito, eu não vi ninguém subindo a pé.
Chegando lá em cima tem uma pequena guarita, bebedouro e banheiro, logo no início tem dois mirantes, essa da foto é o primeiro mirante, no qual dá para ver a vista da praia do Leblon.
Nesse dia eu não estava preparada para fazer trilha estava muito calor, fui de biquíni e queria curtir uma praia, e também já estava um pouco tarde para fazer a trilha já que o Parque fecha as 17:00 da tarde, o ideal para fazer trilha é de manhã, e não á tarde com uma sensação térmica de mais de 40 graus.
Logo no Início do Parque se encontra um monumento em homenagem as vítimas do voo 447 da Air France que tinha saído do Rio de Janeiro com destino á Paris e caiu nas proximidades da Ilha Fernando de Noronha em junho de 2009, cerca de 228 pessoas faleceram no acidente.
O monumento foi criado pelo arquiteto Ricardo Villar, em material translúcido, onde estão gravadas 228 andorinhas. Entre elas, está gravada a expressão "em memória" nos 21 idiomas das nacionalidades presentes no voo. O espaço onde foi instalado o monumento foi cedido pela Prefeitura, pelos próximos dez anos, conforme termos do contrato firmado pela Air France, a empresa será responsável pela manutenção deste espaço público, cujo paisagismo foi refeito pelo paisagista brasileiro Fernando Chacel. A companhia informou que o contrato pode ser renovado.
A entrada do Parque é gratuita, possui estacionamentos também gratuitos, não tem local com lanchonetes e lojinhas, é bom vocês levarem o próprio lanche de casa, o lugar é ótimo para fazer pique-nique.
O caminho para o segundo mirante que fica um pouco abaixo é lindo e cheio de flores, eu amei.
No segundo mirante em baixo, também possui outro monumento em homenagem as vítimas do voo 447, esse está escrito em baixo, o nome das 228 vítimas.
No local possuí esculturas:
No segundo mirante que fica bem abaixo, dá para ver o mirante da praia do Leblon, como eu disse acima.
Subindo mais um pouco, um lugar perfeito para fotos incríveis:
Subindo mais o Parque do Penhasco, tem dois deques de madeira é possível avistar alguns dos mais importantes cartões postais da cidade: Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Corcovado e as praias do Leblon e de Ipanema. Esses eu não fui porque o parque estava prestes a fechar.
Vocês podem ver algumas fotos desse ultimo lugar no site oficial do parque: http://visit.rio/que_fazer/parque-natural-municipal-penhasco-dois-irmaos/
Pesquisei e vi que os últimos mirantes têm banheiros e mais uma guarita com banheiros e bebedouros, é ótimo para levar as crianças.
Não é aconselhável ir ao Parque em dia de semana, porque ele fica extremamente vazio, não vão em época que não seja de férias, porque o Parque tem em suas proximidades comunidades consideradas perigosas, pesquise na internet e jornais antes de ir como está a segurança no local no dia do passeio, programe bem seu passeio.
Endereço: Rua Aperana, - Leblon HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO
Terça a domingo, das 8h às 17h.
Entrada Gratuita.