domingo, 24 de setembro de 2017

Casa de Santos Dumont em Petrópolis - Rio de Janeiro

Oi gente dia 14 de abril fui pela primeira vez na casa de verão de Santos Dumont em Petrópolis, mas antes disso em março de 2014 eu passei em frente a casa de Santos Dumont em Paris na  Av. Champs Elyseés numero 104 ,  mas não cheguei a entrar estava fechado para visitações, dizem que hoje há um hotel e lojas no lugar. 
A casa de Alberto Santos Dumont em Petrópolis foi toda planejada por ele para ser sua casa de verão em 1918 , o projeto arquitetônico foi feito por Eduardo Pederneiras, a casa é um chalé no estilo alpino francês chamada de " A encantada" com estrutura simples dividida em três pavimentos: oficina, sala, quarto e banheiro, a casa tem muitas curiosidades, que vou falar de  algumas  aqui no blog.


A casa não possuía cozinha porque as refeições vinham do Palace Hotel, atual prédio da Universidade Católica de Petrópolis que fica em frente a casa. 
A escada íngreme na foto acima tem os degraus recortados, em que o primeiro degrau deve-se ser pisado com o pé direito, dizem que Dumont era bastante supersticioso e por isso fez essa escada, outras pessoas dizem que era somente para facilitar a subida e a descida. 

Chapéu de palha panamá que pertenceu á  Santos Dumont ( Doação de Jorge Henrique Dumont Doudsworth- sobrinho neto de Santos Dumont). 
Os móveis da casa de Dumont foram doados pela família dele á prefeitura de Petrópolis, a casa foi tombada em 1952 e e 1956 tornou-se " Museu casa de santos Dumont". 
Dentro da casa está exposto a história da vida do pai da aviação Santos Dumont e sua carreira em fotos e com alguns objetos, é extremamente proibido tocar nos móveis e nos objetos, todos os espaços do museu possui câmeras e seguranças.  


No Centro Cultural 14 Bis no segundo andar da casa, pode-se assistir a um curta metragem sobre Santos Dumont. O espaço tem acessibilidade e maquetes táteis para atender às necessidades das pessoas com deficiências ou com restrição de mobilidade.
A casa de Santos Dumont não é grande, todos os cômodos são pequenos, e bem aconchegantes, muitas pessoas diziam que ele planejou a casa pequena na largura e altura por causa da  sua altura que era baixa, mas é só uma hipótese. 
No segundo piso também possui um lojinha de lembranças, ah esqueci de mencionar que as pessoas que trabalham no local sã muito simpáticas, vale a pena ir lá conhecer, adorei o passeio.
Vou postar mais sobre a cidade de Petrópolis aqui,  fui em um dia e rendeu vários posts espero que gostem :)

Saiba mais sobre Santos Dumont e histórias sobre a aviação nos links do blog abaixo:

* Museu da aviação em Paris: http://blogdamonicarosa.blogspot.com.br/2014/04/museu-de-aviacao-paris.html.
* Museu do amanhã - Rio de janeiro, exposição de Santos Dumont: http://blogdamonicarosa.blogspot.com.br/2016/10/museu-do-amanha-exposicao-santos-dumont.html

Endereço do museu casa Santos Dumont: Rua do Encanto, 22 – Centro de Petrópolis
Tel: + 55 (24) 2247-5222
Bilheteria até às 17h 
Visitação: terça á domingo, 9h às 17h30 
Ingresso:
 R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia)
Crianças até 6 anos e maiores de 65 anos: acesso livre

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Trono de Nossa Senhora de Fátima - Petrópolis

 Oi gente no dia 14 de abril eu fui pela primeira vez em Petrópolis com meu namorado e amei, fomos em vários pontos turísticos e museus, se eu postar em uma matéria só vai ficar muito grande, então em decidi cada dia postar uma matéria sobre um lugar que eu fui e falar sobre ele. 
Saímos da rodoviária Novo Rio 07:00 da manhã e chegamos lá por volta das 08:00 ou antes que isso chegamos muito rápido nem deu tempo de dormir um pouco no ônibus, nossa primeira parada foi o Museu em que foi a casa de Santos Dumont, mas chegamos lá e damos com a cara na porta, ainda não tinha aberto para visitação. 
Então meu lindo já tinha ido em Petrópolis e já tinha conhecido muitos lugares, lembrou de um Mirante de Nossa Senhora de Fátima, mas conhecido como Trono de Fátima que fica bem perto do Museu e dá para ir á pé. 


O lugar é muito bonito e vocês podem ver a vista panorâmica da cidade de Petrópolis, no dia que eu fui estava sol mas estava frio, fazia uns 17° graus, como eu caminhei bastante deu para ficar com uma blusa de manga, mas á noite começou a esfriar mais. 
No local possui uma lanchonete, em que você pode comprar aqueles biscoitos amanteigados de Petrópolis que são uma delícia. 

Criado pelo Frei João José mentor do movimento Mariano em Petrópolis , o Trono de Fátima foi inaugurado em 1947 e está entre os mais bonitos atrativos turísticos da cidade. Localizado no ponto mais alto do bairro Valparaíso, oferece ao visitante uma visão panorâmica da Cidade Imperial. O projeto arquitetônico é de Heitor da Silva Costa, que tem como sua obra mais famosa o Cristo Redentor.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi esculpida em Pietrasanta na Itália, pelo escultor Enrico Arrighini. Em mármore branco, sem veias e sem jaça, foi construída em um só bloco de 3,5 metros de altura. Assim, o conjunto, que é fixado sobre uma base com a mesma medida da estátua, atinge 7 metros.
O Trono de Fátima também reserva um espaço para aqueles que buscam a cura e a solução de problemas na sala dos Milagres. Nela, os fiéis depositam partes do corpo humano em cera, acendem velas e rezam para ter seus pedidos atendidos.


No local da estátua possui uma Capela bem bonita no subsolo, e estátua está envolvida por sete colunas que representam os dons do Espírito Santo: temor a Deus, Piedade, Ciência, Fortaleza, Conselho, Inteligência e Sabedoria.
Missas: procissão todo dia 13 com saída no Teatro Mariano às 19h30h , quando a data cai entre segunda e sábado é às 17h30h, se for domingo.

Visitação: diariamente, das 8h às 18h (Fonte:Fundação de Cultura e Turismo)